Carregando...
JusBrasil - Notícias
26 de outubro de 2014

Hoje é Dia do Eletricista

Publicado por Ministério do Trabalho e Emprego (extraído pelo JusBrasil) - 6 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Brasília, 17/10/2008 - Os eletricistas comemoram nesta sexta-feira o seu dia. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 114 mil profissionais em todo o país trabalhavam com carteira assinada e remuneração média de R$ 1.400 no período de 2006.

A eletricidade foi uma das maiores descobertas feita pelo homem e, em tempos modernos, é praticamente impossível viver sem ela. E são os eletricistas que garantem que a luz chegue aos lares, às indústrias, às cidades... Por conta disso, o campo de atuação desses trabalhadores torna-se bem vasto: engloba desde o planejamento de serviços de instalação eletroeletrônica e manutenções preventivas, até a instalação de sistemas e componentes eletroeletrônicos. Ainda assim, estão sujeitos a elaborar documentação técnica, trabalhando em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Dependendo do ramo, podem atuar na fabricação de máquinas, aparelhos, materiais elétricos, eletrônicos e aparelhos e equipamentos de comunicação, nas indústrias de extração de petróleo e serviços correlatos e na fabricação de produtos têxteis, alimentícios e de bebidas.

Formação e experiência - A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) mostra que para o exercício de ocupações como as mencionadas acima é necessário ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula, ministrado em escolas especializadas na área de eletroeletrônica. Calcula-se que o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Norma Regulamentadora - A NR nº 10 estabelece os requisitos e condições mínimas, visando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Origem - A eletricidade começou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, logo após o invento da Lâmpada Elétrica em 1879, por Thomas Edison. No mesmo ano, D. Pedro II teria inaugurado a iluminação da estrada de ferro.

Subgrupo ocupacional Empregos Rem Med (R$)
Eletricistas eletrônicos de manutenção industrial, comercial e residencial 91.227 1.498
Eletricistas eletrônicos de manutenção veicular 23.145 1.056
Total 114.372 1.408

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://mte.jusbrasil.com.br/noticias/144250/hoje-e-dia-do-eletricista