Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo Especial do Trabalho Rural debate organização Sindical de trabalhadores e empregadores rurais

    há 12 anos

    Brasília, 30/03/2012 - O Grupo Especial do Trabalho Rural (Getru) se reuniu nesta quinta-feira (29) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para debater realidade das relações de trabalho no âmbito rural. O objetivo é construir consensos quanto à organização sindical do setor e elaborar um relatório contendo propostas sobre a organização sindical de trabalhadores e empregadores rurais.

    Coordenado pelo MTE, o Getru é composto pelos Ministérios da Agricultura, Previdência Social e do Desenvolvimento Agrário. Mas outros atores também estão sendo envolvidos na discussão, como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetrafe) e a Secretaria da Receita Federal.

    Nas primeiras reuniões, restrita aos Ministérios, cada um expôs parecer a respeito do tema, sempre observando a legislação vigente. A fase agora é das oitivas, que reúne todos os envolvidos. A ideia é que outras entidades ainda sejam convidadas para o debate.

    Saber como cada Ministério enxerga a realidade do campo e ouvir os atores sociais é de suma importância para tentar construir uma visão unificada sobre a área rural. Esse setor tem uma diversidade muito grande de atividades, o que torna o campo de trabalho muito extenso. Por isso, a necessidade do debate se estabeleceu, explicou o coordenador do Getru, Ismael Lisboa.

    O Grupo foi instituído através da Portaria Interministerial 05, de 03 de novembro de 2011, que prevê a entrega do relatório no início do mês de maio. Essa foi à sexta vez que o Grupo se reuniu

    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-especial-do-trabalho-rural-debate-organizacao-sindical-de-trabalhadores-e-empregadores-rurais/3073334

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)