Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hoje é Dia do Palhaço

    há 15 anos

    Brasília, 10/12/2008 - Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem palhaçada? Tem sim, senhor! Mas e o palhaço, o que é? Ora, é o homenageado do dia! E tudo graças à Companhia Abracadabra (grupo de artistas de São Paulo) que em 1981 criou a comemoração como forma de valorizar e homenagear os palhaços de todo o Brasil. Reconhecimento mais que merecido a esses profissionais que percorreram os principais períodos da história alegrando nobres e plebeus.

    Nas cortes dos imperadores chineses, por exemplo, tinham tanto prestígio que eram capazes de influenciar nas decisões reais. Na Grécia antiga os palhaços contracenavam em comédias teatrais, onde após a apresentação de tragédias sérias encenavam a mesma história sob sua própria ótica - na qual os heróis apareciam como bobos. Vale ressaltar que uma das "vítimas" mais freqüentes era o lendário herói Hércules, que era mostrado como um azarado que alcançava às vitórias quase sempre por sorte, e não intencionalmente.

    As diversas classes de palhaços também encantavam a Roma Antiga. Dentre os mais conhecidos estão Cicirro - um palhaço que usava máscara de cabeça de galo e cacarejava movendo os braços como asas - e o Estúpido - que usava um gorro pontiagudo e roupas de retalhos. Durante os espetáculos os outros atores aparentavam estar enjoados e batiam nos dois palhaços, o que provocava ainda mais risadas na platéia.

    Porém uma das figuras cômicas mais conhecidas talvez seja o Bobo da Corte (ou Bufão), surgida na Idade Média. Diferentemente de outros períodos, neste os palhaços declaravam contos, cantavam baladas, eram músicos, malabaristas, mímicos, acrobatas e equilibristas. Na Alemanha eram chamados de "alegres conselheiros", pois além de encantar a todos com sua arte ainda incluíam bons conselhos em suas observações. Mas é importante destacar que foi na Idade Média também que o palhaço aprendeu a chorar. No fim do período - com a reabertura das casas teatrais que haviam sido fechadas no início da Idade Medieval - os palhaços atuavam em comédias religiosas, nas quais encarnavam os papéis de vícios, diabo, estupidez e até do próprio mal. Muitas vezes era o palhaço que explicava a história para a platéia. Entretanto, foi com William Shakespeare que o palhaço se tornou uma figura ainda mais dramática e passou a ser utilizado em cenas trágicas. Com isso, pouco a pouco esses profissionais foram ganhando tanta importância nesse tipo de representações quanto os atores sérios que interpretavam grandes clássicos.

    Outra figura conhecida ainda hoje e que surgiu no século XVI, na Itália, com a Comédia de Arte, foi o Pierrô. Um personagem apaixonado pela Colombina, mas que não tinha o seu amor correspondido. Tradicionalmente retratado com uma lágrima escorrendo pelo rosto simboliza a idealização do amor. Da mesma companhia surgiu o Arlequim, um palhaço que usava roupas com recortes em losango e que, no início, tinha a única função de divertir o público durante o intervalo do espetáculo. Vale lembrar que cada personagem da companhia - que criou, ainda, o Pantaleão, o Briguela, o Polichinelo, o Doutor e o Capitão - provinha de regiões diferentes da Itália e possuíam características tão marcantes que muitas vezes os intérpretes eram conhecidos apenas pelos personagens (e não pelos seus nomes).

    Palhaços do Brasil - O mundo do nariz vermelho tem espaço garantido no Brasil. Segundo a Declaração Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2007 o país contava com 128 palhaços trabalhando com carteira assinada. Desse total, 57% atuavam em São Paulo e 12,5% na Bahia. O terceiro maior contratante foi o estado de Minas Gerais, que respondeu por 7% dos registros formais da Rais. Número expressivo, se considerarmos que a maioria dos palhaços trabalha informalmente ou em circos familiares.

    Tradição, porém, que já revelou grandes nomes do cenário nacional, como os palhaços Carequinha (pioneiro do circo em fazer programas infantis ao vivo na televisão. O programa permaneceu no ar por 16 anos) e Piolim (consagrado pela Semana de Arte Moderna de 1922 como o artista mais genuinamente brasileiro e popular. Em 1977 a primeira escola de circo do país foi batizada com seu "nome"). Palhaços que também fizeram parte das vidas de muitas crianças e adultos foram os personagens Bozo, Fred, Arrelia, Picolino, Espirro e Atchim.

    Doutores da Alegria - Já bem diz o ditado popular: "rir é o melhor remédio", e é por isso que um grupo de artistas vestidos de palhaços visita crianças hospitalizadas (leito a leito), inclusive nas unidades de terapia intensiva e de procedimentos ambulatoriais, duas vezes por semana. Por meio de piadas ingênuas e brincadeiras atrevidas os artistas conseguem fazer com que as crianças e seus familiares se esqueçam da dor e entrem em um mundo mágico de palhaçadas.

    Quem for palhaço ou artista registrado no MTE e quiser ajudar a curar de tristeza os pimpolhos que estão nos hospitais, pode se inscrever no site www.doutoresdaalegria.org.br .

    • Publicações6178
    • Seguidores632619
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hoje-e-dia-do-palhaco/364661

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)