Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MTE e MDS debatem inclusão produtiva

    A parceria com o MTE na realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil foi um dos temas da reunião

    há 11 anos

    Brasília, 04/04/2013 - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, foi recebida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, na manhã desta quinta-feira (4). O encontro serviu para reforçar ações conjuntas entre as pastas, especialmente na área de inclusão produtiva da população de baixa renda inserida no Cadastro Único.

    A ministra destacou o rapasse de R$ 21 milhões do MDS para financiar ações de intermediação de mão de obra para o público do Brasil Sem Miséria, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A meta é viabilizar a colocação de 106 mil pessoas de baixa renda no mercado de trabalho.

    De acordo com Tereza Campello, o governo já contabiliza 360 mil matrículas em cursos de qualificação profissional do Pronatec Brasil Sem Miséria. Estamos tendo um retorno fantástico e o desafio agora é garantir melhores oportunidades de trabalho para essa população. A parceria com o Sine é estratégica para atingirmos esse objetivo.

    Inicialmente, os recursos destinados à intermediação de mão de obra vão atender as agências do Sine localizadas nos estados do Nordeste e Minas Gerais. Manoel Dias destacou a importância de se expandir a ação aos demais estados da federação .

    O apoio a projetos de economia popular e solidária é outra iniciativa conjunta dos órgãos. O MDS e o MTE destinaram mais de R$ 78 milhões para municípios interessados em financiar projetos nesse segmento, priorizando aqueles que incluem pessoas extremamente pobres. Até o momento, 32 municípios já assinaram convênios com o Ministério do Trabalho e Emprego. O ministro Manoel Dias destacou a importância dessas iniciativas para manter o mercado de trabalho aquecido e fomentar iniciativas sustentáveis de inclusão social e desenvolvimento econômico.

    Conferência

    Os ministros debateram ainda a realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil a ser realizada de 8 a 10 de outubro, no Brasil. O MDS e o MTE, além do Ministério das Relações Exteriores, coordenam a realização da Conferência. Segundo dados do Censo 2010, o trabalho infantil diminuiu 13,44% no país entre 2000 e 2010. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o dado geral mostra diminuição no trabalho infantil na faixa etária entre os 10 e 17 anos. Caiu de 3,94 milhões de crianças e adolescentes ocupados em 2000 para 3,4 milhões em 2010.

    Foto: Renato Alves/MTE

    MTE e MDS querem reforçar ações conjuntas

    Assessoria de Comunicação Social - MTE (61) 2031-6537/2430 acs@mte.gov.br

    • Publicações6178
    • Seguidores632613
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mte-e-mds-debatem-inclusao-produtiva/100459478

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)