Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Manoel Dias participa de reuniões bilaterais na OIT

    O ministro reuniu-se com representantes da Holanda, Guatemala, México e com o diretor-geral da OIT

    há 11 anos

    Brasília, 19/06/2013 O ministro Manoel Dias participou durante essa semana de uma serie de reuniões bilaterais na 102ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em Genébra, na Suíça. Na terça-feira (18), o ministro se reuniu com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder.

    Manoel Dias destacou no encontro que pela primeira vez a OIT recebe um trabalhador para o comando da instituição e o novo presidente terá o apoio do Brasil para o sucesso da sua gestão. O ministro salientou o progresso do Brasil no processo de implementação da Agenda Nacional de Trabalho Decente e no fortalecimento dos mecanismos de diálogo social e ressaltou a satisfação do país em realizar a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

    Manoel Dias apresentou ao diretor-geral, a proposta de promoção do trabalho decente nos grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e solicitou o apoio e a cooperação técnica da OIT para a realização das ações. Guy Ryder elogiou o Brasil pelo compromisso com o trabalho decente e destacou a percepção comum da OIT e do governo brasileiro com a agenda internacional, em particular com o G20.

    O ministro Manoel Dias e o diretor-geral Guy Ryder comentaram da importância da realização da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil que se realizará em outubro, no Brasil. A conferência será uma oportunidade de avançar na luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo, afirmou Dias.

    Guy Ryder assinalou a importância da ratificação pelo Brasil da Convenção 189 sobre Trabalho Doméstico. Manoel Dias ressaltou o compromisso do país com o tema, a aprovação da Emenda Constitucional nº 72 e os esforços para regulamentar a Convenção 151 sobre o direito a organização sindical no serviço público.

    Ainda na terça-feira (18), Manoel Dias se reuniu com o ministro do Trabalho da Holanda, Lodewijk Asscher. Na reunião bilateral, abordaram o trabalho decente, o dialogo social e a realização da Conferência de Trabalho Infantil no Brasil.

    Na segunda-feira (17), o ministro Manoel Dias teve reunião bilateral com o secretário do Trabalho e Previsão Social do México, Alfonso Navarrete Prida. No encontro, trocaram experiências sobre as ações bem sucedidas adotas em ambos os países no enfrentamento da crise econômica e financeira internacional e ressaltaram a importância de cooperação no G20.

    O ministro destacou o histórico de intercâmbio e cooperação técnica entre o México e o Brasil e destacou a recente visita de técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego para conhecer o sistema de serviços públicos do México. O secretário do México manifestou interesse em conhecer o sistema de Seguro-Desemprego, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Portal Mais Emprego. Assessoria de Comunicação Social/ MTE (61) 2031-6537/2430- acs@mte.gov.br

    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manoel-dias-participa-de-reunioes-bilaterais-na-oit/100571011

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)