Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MTE recebe representantes da Comissão da Verdade

    GT pesquisará em arquivos do MTE violação de direitos humanos de trabalhadores e sindicalistas a época da ditadura militar

    há 11 anos

    Brasília, 26/08/2013 Representantes do Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV) estiveram presentes no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na quinta-feira (22), para iniciar os trabalhos de apuração na documentação do MTE.

    O objetivo do grupo de trabalho criado pela CNV em parceria com as centrais sindicais é localizar nos documentos e arquivos do MTE episódios de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura militar que comprovem a violação de direitos humanos. Esses registros ajudarão a resgatar a memória das perseguições e políticas que provocaram desemprego e insubsistência dos trabalhadores.

    Para o secretário-executivo da Comissão Nacional da Verdade, André Saboia Martins, o acesso aos documentos do MTE é muito importante para o trabalho do grupo. Na época da ditadura os movimentos operário e sindical sofreram repressão. Com esse material esperamos identificar e quantificar os trabalhadores perseguidos, afirmou o secretário.

    O secretário-executivo do MTE, Paulo Roberto Pinto, garantiu que o Ministério do Trabalho está à disposição para o acesso aos documentos para que a Comissão da Verdade realize seu trabalho com o grupo.

    O subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Nilton Fraiberg, afirmou que "a determinacão do Ministro Manoel Dias é no sentido de oferecer todas as condições e transparência para que o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade possa pesquisar os documentos históricos do Ministério do Trabalho e Emprego".

    A reunião teve a participação de representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGRL) e Coordenação de Documentação e Informação (CDIN). Também participaram representantes do Arquivo Nacional e da Comissão Rubens Paiva.

    Assessoria de Comunicação Social/ MTE

    (61) 2031-6537/ 2430 acs@mte.gov.br

    • Publicações6178
    • Seguidores632617
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mte-recebe-representantes-da-comissao-da-verdade/100662301

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)