Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro abre seminário sobre aprendizagem

    MTE discute com instituições realizadoras a Lei da aprendizagem no RS

    há 10 anos

    Porto Alegre (RS), 29/07/2014 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participa no próximo dia 06 de agosto em Porto Alegre (RS) da abertura do III Seminário de Aprendizagem Profissional do Rio Grande do Sul que acontece no auditório Dante Barone na Assembléia Legislativa do Estado, centro da capital gaúcha, às 10h.

    O evento é uma realização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS e do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, entidade constituída por instituições qualificadoras e empresas que realizam aprendizagem profissional conforme a Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005 e instituída pelas Portarias 723/2012 e 1.005/2013.

    Entre os objetivos do seminário estão, além de dar conhecimento à Lei e às normas que regem a aprendizagem profissional, discutir sua importância e contribuição social como política pública. No seminário estarão reunidos diferentes órgãos governamentais quando será debatida a aprendizagem profissional no âmbito da administração pública e relatar experiências de aprendizagem no âmbito privado, público e filantrópico. O evento é direcionado aos representantes dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, empresários já atuantes na aprendizagem e entidades qualificadoras.

    Na abertura haverá apresentação da Orquestra dos Aprendizes da Instituição Pão dos Pobres e em seguida um pronunciamento do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e demais autoridades presentes. Dando continuidade ao seminário, a coordenadora da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), do MTE, Ana Lúcia Alencastro, e o coordenador nacional de Aprendizagem, Alberto de Souza, vão fazer uma explanação sobre como ocorre a aprendizagem profissional no âmbito estadual e federal com espaço aberto aos participantes para debates e questionamentos.

    No turno da tarde, que inicia com apresentação dos aprendizes da Pequena Casa da Criança, estão previstas palestras sobre a execução da Aprendizagem nos seus vários segmentos: na Assistência Social (Padre Sebastião), no Sistema Penitenciário (Diretor Major Dagoberto Albuquerque da Costa) e no Sistema Socioeducativo (Presidente da FASE, Joelza Mesquita, e o Gerente do Centro de Integração Empresa Escola do RS, Lucas Baldisserotto), com participação de aprendiz da unidade da FASE.

    Haverá também pronunciamentos do procurador do Ministério Público do Trabalho, Roberto Mildner, e Denis Pizzato, do Grupo DIMED sobre aprendizagem.

    Ao final haverá uma apresentação do Grupo Teatral de Educadores Sociais do Projeto Pescar, com foco Protagonismo em rede transforma, encerrando com a apresentação do Grupo Musical de Aprendizes da Instituição Reviver.

    Aos interessados, as inscrições são gratuitas e limitadas no site www.forumgauchoap.com.br. Informações podem ser obtidas pela telefone 51-32132866.

    Assessoria de Imprensa/MTE

    Com informações da SRTE/RS

    (61) 20316879 acs@mte.gov.br

    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-abre-seminario-sobre-aprendizagem/129905490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)