Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério do Trabalho investe na capacitação dos auditores

    Por meio da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho são aplicados recursos na formação, no aperfeiçoamento e na especialização de seus auditores

    há 7 anos

    Desde 13 de março de 2013, quando foi publicada a portaria Nº 366, criando a Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit), o Ministério do Trabalho vem investindo na captação, produção e disseminação de conhecimento dirigido às atividades institucionais da inspeção do trabalho.

    Reivindicação histórica da Auditoria do Trabalho, a Enit segue os moldes de outras instituições, como a Escola Nacional de Magistratura e Escola de Administração Fazendária, tendo como finalidade ministrar regularmente cursos necessários à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização dos auditores-fiscais do Trabalho.

    “Essas capacitações são importantes para que possamos atender cada vez melhor à população”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

    “A Enit é a ‘menina dos olhos’ da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), pois investe naquilo que temos de mais valioso, o nosso quadro de Auditores-Fiscais do Trabalho, que tem a missão de assegurar a aplicação das disposições legais concernentes às condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores no exercício das suas profissões”, ressalta o secretário de Inspeção do Trabalho substituto, João Paulo Ferreira Machado.

    A SIT, por meio da Enit, que é a responsável pela execução da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal no que tange à formação e ao desenvolvimento dos Auditores-Fiscais do Trabalho, capacita e atualiza os servidores, de forma contínua, na capacitação técnica e científica. “A Escola atua em todos os estados, realizando intercâmbios técnico-profissionais que contribuem para a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade”, destaca o secretário substituto.

    Neste mês de maio, na semana de 8 a 12, a secretaria realizou um encontro com todos os coordenadores regionais da Enit, para discutir ações a serem desenvolvidas no triênio 2017 a 2019. Estão em andamento capacitações em gestão, no sistema e-Social, na fiscalização do FGTS, além do curso de pós-graduação em Segurança e Saúde, numa parceria com a Fundação Jorge Duprat de Segurança e Saúde (Fundacentro).

    Novo Portal – Para dar mais visibilidade às atividades desenvolvidas na Enit, já está no ar o Novo Portal da Enit (https://portalenit.trabalho.gov.br), com diversos serviços informativos e de orientação tanto para empregados quanto para empregadores. O portal surge como uma ferramenta para proporcionar e facilitar o diálogo com os administrados. “É um canal de informação e de divulgação de matérias relacionadas à Inspeção do Trabalho à sociedade, que objetiva a promoção da educação trabalhista no Brasil e no mundo”, afirma João Paulo.

    O Portal da Enit vai disponibilizar vários serviços, como o de Orientação à Sociedade – SOS Trabalho, ainda em desenvolvimento, que fornecerá informações educacionais relativas à Inspeção do Trabalho. O portal é, ainda, um ambiente virtual de educação, no qual o auditor vai ter a sua disposição o conhecimento, por meio das novas tecnologias de educação, como a educação a distância e a multiplicação descentralizada do conhecimento.

    Trabalho Científico - A disseminação de textos sobre a Inspeção do Trabalho é outra prioridade da Enit. Em processo de produção, a Revista da Enit vai contar com artigos científicos relacionados às áreas de atuação da SIT, como a gestão, a Saúde e Segurança no Trabalho, a promoção do trabalho decente, o combate ao trabalho infantil e escravo, além dos vários outros temas pertinentes à Inspeção do Trabalho. “Queremos estimular e fomentar a produção científica e a participação em programas de cooperação técnica com entidades e organismos nacionais e internacionais, com vistas à melhoria contínua da Inspeção do Trabalho”, salienta o auditor do Trabalho e coordenador da Enit, Eduardo Baptista Vieira.

    O edital de seleção de artigos, publicado neste mês, prevê o recebimento dos trabalhos entre 19 de maio e 19 de junho de 2017, por meio do sítio (https://portalenit.trabalho.gov.br/revista). Todos podem submeter artigos, não sendo exigido que o escritor seja ocupante do cargo de auditor-fiscal do Trabalho. “A linha editorial da Revista da Enit volta-se para a pesquisa dos Direitos Sociais nas relações de trabalho e seus aspectos práticos, estimulando o debate acadêmico de alto nível, o pluralismo de ideias e a defesa integral da dignidade humana nas relações do trabalho”, afirma Vieira.


    Ministério do Trabalho
    Assessoria de Imprensa
    Edvaldo Santos
    imprensa@mte.gov.br
    (61) 2021-5449




    Supervisão ASCOM
    Jorn. Eliana Camejo
    eliana.camejo@mte.gov.br
    (61) 99213.1667


    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações219
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-do-trabalho-investe-na-capacitacao-dos-auditores/462611082

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)