Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro defende diálogo social para o desenvolvimento do país

    Em reunião preparatória para Conferência da OIT, Ronaldo Nogueira destaca necessidade de aperfeiçoar relações trabalhistas para manter conquistas e avançar nas políticas públicas

    há 7 anos

    O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, defendeu nesta terça-feira (23) o diálogo social, com o aperfeiçoamento das relações trabalhistas. “O diálogo social é muito importante para podermos aprimorar as políticas públicas que levarão ao desenvolvimento do nosso país”, afirmou o ministro, durante a Reunião da Comissão Tripartite de Relações Internacionais (CTRI), coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério do Trabalho, na sede do órgão, em Brasília.

    A CRTI define as posições que serão levadas pelos representantes brasileiros dos trabalhadores, empregadores e de governo à 106ª Conferência Internacional do Trabalho, de 5 a 16 de junho, em Genébra, na Suíça. A Conferência é o órgão supremo de decisões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reúne as delegações tripartites dos 187 estados-membros da OIT. Neste ano, o evento vai tratar de temas como Migração do Trabalho e Emprego e Trabalho Decente para a Paz e Resiliência. Cada estado-membro é representado por uma delegação composta de dois delegados governamentais, um delegado dos empregadores e um dos trabalhadores, além de seus respectivos conselheiros. Todos os delegados têm os mesmos direitos e podem se expressar livremente, votando de acordo com seus interesses e entendimentos específicos.

    Signatário – O ministro Ronaldo Nogueira destacou a importância da OIT e da participação dos representantes dos empregadores e trabalhadores no evento de Genébra. Ele lembrou que o Brasil já é signatário de 80 convenções da OIT, superando inclusive países desenvolvidos. “Muitos países desenvolvidos – e que têm grande influência na organização da nossa sociedade atual – não referendaram nem 20% das normas da OIT que nós referendamos”, afirmou.

    Segundo o ministro, o Brasil precisa manter os avanços na área trabalhista conquistados desde a Constituição de 1988 e ampliar as conquistas, com o diálogo entre empregados e empregadores. “Nossa motivação não pode estar relacionada a conflitos de ideias. É hora de pensarmos mais nos pontos de convergência do que nos pontos de divergência”, salientou, falando a representantes de centrais sindicais e entidades patronais.

    Nesse sentido, o ministro reforçou a necessidade de que essas organizações indiquem seus representantes para integrar o Conselho Nacional do Trabalho, que será instalado no próximo dia 1º de junho, no Ministério do Trabalho. “Temos muitos temas para discutir e precisamos, de fato, de um ambiente de diálogo social como o Conselho Nacional do Trabalho”, explicou.

    Ministério do Trabalho
    Daniel Hirschmann
    Assessoria de Imprensa
    imprensa@mte.gov.br
    (61) 2021-5449













    Supervisão ASCOM
    Jorn. Eliana Camejo
    eliana.camejo@mte.gov.br
    (61) 99213-1667


    • Publicações6178
    • Seguidores632613
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-defende-dialogo-social-para-o-desenvolvimento-do-pais/463032246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)