Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Senaes participa do lançamento do Plano Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro

    Subsecretaria do Ministério do Trabalho firma convênios com a Secretaria Estadual do Trabalho para ações conjuntas previstas em documento apresentado nesta sexta-feira

    há 7 anos

    A Subsecretaria de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho participou nesta sexta-feira (23) do lançamento do Plano Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro (PEES-RJ). O plano, que define objetivos, metas e prioridades para as políticas públicas relacionadas ao tema no estado, foi apresentado em evento no Teatro Municipal do Rio. “Este plano é uma iniciativa inovadora como alternativa de geração de trabalho e renda com inclusão social, que coloca o público beneficiário como protagonista no processo de economia solidária, desde o seu planejamento”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

    O PEES abrange práticas econômicas e sociais realizadas por cooperativas, associações, clubes de troca e redes de cooperação, entre outras organizações formadas para a produção de bens, prestação de serviços, trocas, finanças, comércio e consumo solidários. Segundo o subsecretário da Senaes, Natalino Oldakoski, que participou do lançamento, essas atividades econômicas incluem produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, em uma nova lógica de desenvolvimento sustentável, que gera alternativa de trabalho e distribuição de renda, com crescimento da economia e cuidados na relação com o meio ambiente.

    "O Plano Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro representa um avanço na construção das políticas públicas de economia solidária, pois traz a possibilidade de que todos os atores envolvidos nesta política participem da sua formulação e acompanhamento. A economia solidária se mostra, cada vez mais, como uma forma relevante e inteligente de desenvolvimento do país", afirmou Oldakoski.

    Parceria - O documento é resultado de uma parceria de três secretarias estaduais do Rio de Janeiro com o Ministério do Trabalho, o Fórum Estadual de Economia Solidária e a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da Assembleia Legislativa. A Senaes contribuiu com a convocação e as orientações metodológicas para a 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, em 2014, que serviu de base para a realização de conferências regionais, temáticas e estaduais.

    O Ministério também apoiou as oficinas para elaboração dos planos estadual e municipal de economia solidária do Rio de Janeiro, por meio de convênio com a prefeitura da capital fluminense. Já a Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RJ) participou do comitê organizador da cerimônia de lançamento.

    O plano foi elaborado em um processo participativo que envolveu representantes de empreendimentos econômicos solidários, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. O documento abrange nove segmentos da economia solidária em quatro eixos de atuação, para atender às demandas e necessidades das diversas áreas da economia solidária no estado.

    Convênios – Embora tenha sido lançado oficialmente nesta sexta-feira, o Plano já tem efeitos práticos desde 2016, quando a Senaes e a Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab) do Rio de Janeiro firmaram convênios para a implantação do Mercado Público de Economia Solidária (MPESOL) e para a criação de centros públicos de economia solidária em várias regiões do estado. A previsão é de que os projetos sejam iniciados ainda este ano.

    A Senaes também tem convênios com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, para apoio a redes de catadores, e com as prefeituras do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá, para ações voltadas ao público da economia solidária, além de dar incentivo a projetos de incubadoras ligadas a instituições de ensino federais no Estado.

    Ministério do Trabalho
    Assessoria de Imprensa
    Daniel Hirschmann
    imprensa@mte.gov.br
    (61) 2021-5449

    Supervisão ASCOM
    Jorn. Eliana Camejo
    eliana.camejo@mte.gov.br
    (61) 99213.1667








    • Publicações6178
    • Seguidores632613
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senaes-participa-do-lancamento-do-plano-estadual-de-economia-solidaria-do-rio-de-janeiro/471223568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)