Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pessoas com deficiência estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho

    Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) mostram 32.144 mil trabalhadores com a deficiência

    há 7 anos

    Os números da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2015, a mais recente, não deixam dúvida de que a participação de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho formal vem crescendo. De 25.332 trabalhadores em 2013 passou para 32.144 mil em 2015.

    No entanto, apesar da importância e da imposição legal (Lei nº 8213/91 - Lei de Cotas), a inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes corporativos ainda enfrenta barreiras. Por isso, o Ministério do Trabalho (MTb), por meio de suas superintendências regionais, vem promovendo ações de fiscalização e conscientização junto às empresas que tem mais de 100 funcionários e são obrigadas a reservar vaga para pessoas com deficiências.

    O evento "As Boas Práticas de Inclusão de Pessoas com Deficiências (PcDs) no Mundo do Trabalho" é uma dessas ações com objetivo de conscientização. A última edição foi realizada pela Superintendência Regional da Bahia (SRT-BA). Durante esses encontros, as empresas convidadas podem esclarecer dúvidas sobre a Lei de Cotas e participar de discussões a respeito dos entraves na aplicação da lei.

    A auditora-fiscal Lorena Mueller, que está à frente do projeto de fiscalização de inserção de PcDs no mercado de trabalho, afirmou que durante as operações de fiscalização também realiza o trabalho de conscientização.

    “Fazemos a notificação para explicar as exigências da legislação para a contratação de PcDs, mas, além do cumprimento legal, queremos de fato conscientizar as empresas sobre a necessidade de oportunizar esses profissionais”, explicou.

    Já a superintendente regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, ressaltou o compromisso do Ministério do Trabalho para a efetivação da inclusão. “Independentemente de qualquer limitação ou deficiência, todos devemos ter assegurado um trabalho digno. Esse papel não cabe apenas aos órgãos ou instituições. Nós fiscalizamos o cumprimento da lei, mas esse evento é um convite às empresas e a sociedade para expandirem os olhares em direção à inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho com todo o respeito e a dignidade que merecem”, disse.

    O supervisor do Serviço de Qualificação e Inclusão Profissional da APAE de São Paulo, Flávio Gonzalez, escreve, em artigo, que o aumento crescente da presença de pessoas com deficiência nas empresas é motivo de comemoração, no entanto, muito inferior à necessidade existente para a efetiva inclusão.

    "Não há dúvida de que, em relação ao passado recente, temos muito a comemorar. O acréscimo de pessoas incluídas com deficiência em relação ao ano anterior mostra que há um aumento progressivo de sua participação no mercado formal de trabalho. No entanto, o número de trabalhadores com deficiência ainda representa menos de 1% do total de empregados do país. Mas, por qual razão, apesar das importantes e frequentes ações do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho, este número ainda é tão reduzido? A resposta pode estar em diversos fatores – como o cenário estrutural e conjuntural da economia – mas haverá outros? Talvez a falta de uma metodologia que ofereça os apoios necessários seja um fator relevante", afirmou o supervisor do Serviço de Qualificação e Inclusão Profissional da APAE de São Paulo, Flávio Gonzalez em artigo.

    Segundo ele, os direitos das pessoas com deficiência não são direitos de um grupo, mas de toda a sociedade brasileira. "Zelar por eles e pelo avanço de seu cumprimento, utilizando recursos adequados para que isto ocorra, é também aperfeiçoar a democracia e lutar para que as desigualdades imensas que existem em nossa realidade diminuam para que possamos viver em um ambiente mais justo, igualitário e equilibrado", ressalta.

    RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (RAIS) - DEFICIENTES SEGUNDO TIPO - 2013/15

    RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (RAIS) - DEFICIENTES POR UF - 2013/15

    Ministério do Trabalho

    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações382
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pessoas-com-deficiencia-estao-cada-vez-mais-presentes-no-mercado-de-trabalho/489557870

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)