Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério do Trabalho alerta para uso correto de equipamentos de segurança

    Atividade deve somente ser realizada por trabalhadores qualificados

    há 7 anos

    O correto uso de equipamentos de segurança, a utilização e armazenamento dos equipamentos e produtos e o treinamento dos trabalhadores são os alertas que o Ministério do Trabalho faz neste 23 de setembro, Dia do Soldador. O órgão tem promovido diversas inspeções para garantir a saúde e a segurança do profissional que atua nesta área.

    Atividade imprescindível, especialmente para as áreas de construção civil e naval, requer cuidados mais criteriosos principalmente no que diz respeito à produção de fumos metálicos no momento da solda, que pode causar sérios problemas respiratórios. Além disso, a luz produzida pela atividade pode provocar problemas na visão e as faíscas, queimaduras no corpo do trabalhador.

    Para auxiliar as fiscalizações, existe a NR-18, que trata especificamente do trabalho com solda na construção civil, tendo um campo específico que trata das operações de soldagem e corte a quente, atividades que somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados. A norma detalha pontos específicos que devem ser seguidos para proteção dos trabalhadores.

    A NR-18 explicita, por exemplo, que nas operações de soldagem ou corte a quente de vasilhame, recipiente, tanque ou similar, que envolvam geração de gases confinados ou semiconfinados, é obrigatória a adoção de medidas preventivas adicionais para eliminar riscos de explosão e intoxicação do trabalhador, proibida ainda a presença de substâncias inflamáveis e/ou explosivas próximo às garrafas de oxigênio. Fios condutores dos equipamentos, as pinças ou os alicates de soldagem devem ser mantidos longe de locais com óleo, graxa ou umidade, e devem ser deixados em descanso sobre superfícies isolantes.

    Além da NR-18, existe a NR-34, que trata das normas de segurança do soldador. Ela estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval e tem um item específico sobre trabalho a quente.

    Aproveitando a data comemorativa, o Ministério do Trabalho, responsável pela fiscalização das normas de segurança e saúde, ressalta a necessidade dos programas de prevenção de riscos, a correta utilização dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o acompanhamento do trabalhador soldador, destacando a importância da correta identificação dos riscos, implementação de programas de prevenção eficientes, treinamento e utilização adequados dos equipamentos e dos produtos utilizados na solda.

    Ministério do Trabalho
    Assessoria de Imprensa
    Edvaldo Santos
    imprensa@mte.gov.br (61) 2021-5449


    Supervisão Ascom
    Jorn. Eliana Camejo
    eliana.camejo@mte.gov.br
    (61) 99213-1667

    • Publicações6178
    • Seguidores632620
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações181
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-do-trabalho-alerta-para-uso-correto-de-equipamentos-de-seguranca/501938685

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 13 anos

    Com equipamento de proteção adequado, soldador não ganha insalubridade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)