Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Superintendência sedia oficina de combate ao racismo institucional

    Iniciativa faz parte do Projeto Combate ao Racismo Institucional: a Contribuição da Economia Solidária para a Sensibilização de Gestores Públicos

    há 6 anos

    A Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) sediou, em 6 e 7 de março, a 2ª Oficina Específica do Projeto Combate ao Racismo Institucional: a Contribuição da Economia Solidária para a Sensibilização de Gestores Públicos, promovida pela Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). O projeto visa difundir a temática por meio da formação de 500 gestores públicos estaduais e municipais, além de contribuir para o desenvolvimento de uma rede de combate ao racismo institucional na Bahia, sob um olhar territorial de construção, implementação de Políticas Públicas de combate ao racismo institucional e promoção da igualdade racial, com recorte no trabalho e renda.

    O propósito da oficina foi possibilitar a elaboração de metodologias eficientes para a criação de uma rede de combate ao racismo institucional de acordo com os conceitos da Economia Solidária, visando sensibilizar gestores dos municípios baianos. Para isso, foram usados processos formativos elaborados na primeira oficina, realizada em outubro de 2017.

    No primeiro dia do encontro, a superintendente regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, ressaltou o compromisso da SRT-BA – que cedeu o espaço para a realização do encontro –, com a rede de combate ao racismo institucional. “A Superintendência Regional do Trabalho da Bahia sempre luta para que o trabalhador tenha seus direitos garantidos. Pretendemos implantar as metodologias dentro do nosso órgão”, disse Gerta.

    O analista de Políticas Sociais da SRT-BA, Antonio de Pádua, explica: “O foco do projeto é instigar os gestores municipais e os representantes da sociedade civil a construírem coletivamente uma proposta de política pública de combate ao racismo institucional a partir do aprendizado e do saber-fazer da economia solidária”.

    Ao fim da oficina, foi definida a metodologia que será utilizada nas 16 oficinas territoriais, a partir das ferramentas de desenho de políticas públicas do Modelo Lógico (Ipea).

    Participaram do encontro representantes da Setre, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia – Sepromi, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab e do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da SRT-BA – CDCN.


    Ministério do Trabalho
    Assessoria de Imprensa
    imprensa@mte.gov.br
    (61) 2021-5449

    • Publicações6178
    • Seguidores632618
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações226
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/superintendencia-sedia-oficina-de-combate-ao-racismo-institucional/553677376

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)