Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Piauí adere à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

    No estado, 62% dos acidentes de trabalho não são notificados pelas empresas

    há 6 anos

    Contando com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes de entidades sindicais, a Superintendência Regional do Trabalho no Piauí (SRT-PI) aderiu à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), que neste ano aborda o tema “Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura”.

    Durante o evento, a auditora-fiscal do Trabalho, Flavia Lorena Lopes, enfatizou a importância da conscientização quanto aos riscos que os trabalhadores sofrem em suas atividades ocupacionais, levando em consideração que metade das mortes por acidentes de trabalho já registradas em 2018 no estado ocorreu no setor na construção civil.

    Uma das dificuldades encontradas pela fiscalização é subnotificação. No Piauí, 62% dos acidentes de trabalho não são notificados pelas empresas. O chefe do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho, José Camillo Silveira, destacou que houve redução de 13 para 12 na quantidade de mortes por acidentes de trabalho entre 2016 e 2017.

    “Não podemos ver essas situações apenas como números. Cada acidente é uma vida e uma família que é destruída”, argumentou José Silveira apresentando as ações que serão desenvolvidas durante os meses de abril e maio, como operações de fiscalização na construção civil e medicina do trabalho, além de seminário para discutir o assunto.

    A diretora do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado Piauí (IASPI), Daniele Amorim, representou o governador Wellington Dias no evento. Ela parabenizou o Ministério do Trabalho pela iniciativa e reforçou a necessidade da cultura de prevenção. “É importante o envolvimento de toda a sociedade na conscientização dos riscos para que haja a redução dos números e subnotificações”, declarou.

    O superintendente regional do trabalho no Piauí, Philippe Salha, reiterou a necessidade da prevenção dos acidentes e mortes provenientes de atividades trabalhistas. “Nós somos os meios que podem evitar que esses acidentes venham a acontecer. A campanha é permanente, então, durante toda a vida vamos lutar para combater essas doenças”, concluiu.

    A Canpat 2018 foi lançada nacionalmente nesta quarta (4), em Brasília. Veja aqui.


    Ministério do Trabalho
    Assessoria de Imprensa
    Lays Viana da Silva
    imprensa@mte.gov.br
    (61) 2021-5449

    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/piaui-adere-a-campanha-nacional-de-prevencao-de-acidentes-do-trabalho/562695737

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)