Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Distribuidoras de combustíveis assinam acordo para melhorar áreas usadas por caminhoneiros no PR

    Empresas se comprometeram com melhorias mesmo não sendo empregadoras diretas dos trabalhadores beneficiados

    há 5 anos

    Acordo firmado entre o Grupo de Fiscalização do Trabalho em Transportes (Getrac) da Secretaria de Trabalho e três distribuidoras de combustíveis do município de Araucária (PR) vai possibilitar melhorias na área usada por motoristas que passam diariamente pelos locais para carregamento e descarregamento dos caminhões.

    Segundo o coordenador do Getrac, o auditor-fiscal do Trabalho Jansen de Lima e Silva, a ação no local detectou a insuficiência de vagas de estacionamento e a deficiência na sinalização de segurança viária. Estes dois fatores aumentam a possibilidade de acidentes, já que existe grande circulação de pessoas e veículos carregados com carga de potencial explosivo.

    Outros problemas encontrados pela ação de fiscalização no entorno da Refinaria Presidente Vargas foram a insuficiência de instalações sanitárias para o número de usuários e a falta de conforto para espera durante o processo de carregamento.

    Compromisso

    As empresas Raizen, BR Distribuidora e Ipiranga concordaram em realizar obras para adequar o pátio e a infraestrutura usados pelos caminhoneiros para carregar os caminhões e também descansar enquanto aguardam os carregamentos. Cerca de 600 motoristas passam diariamente pelo local.

    “Trata-se de uma situação bastante singular e relevante. Estamos diante de um compromisso firmado por empresas que não são as empregadoras diretas dos trabalhadores beneficiados, mas diante da ação de fiscalização e da determinação legal, não se furtaram a assumir a responsabilidade na construção de um ambiente de trabalho mais seguro e digno para os motoristas que circulam em suas dependências”, explicou o coordenador do Getrac Jansen de Lima e Silva.

    As inspeções físicas no local ocorreram nos dias 2,3 e 4 de abril e o termo de compromisso foi assinado em 12 de julho. Os prazos para a realização de cada melhoria proposta variam entre 120 e 360 dias.

    • Publicações6178
    • Seguidores632616
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distribuidoras-de-combustiveis-assinam-acordo-para-melhorar-areas-usadas-por-caminhoneiros-no-pr/734041578

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)