Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inspeção do Trabalho resgata 4 adolescentes vítimas de exploração sexual

    Mantidos em uma casa de prostituição em Campinas, eles estavam em situação de servidão por dívida, sob vigilância ostensiva

    há 5 anos

    A Inspeção do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Campinas (SP) resgatou nesta quinta-feira (3) quatro adolescentes submetidos a condições análogas às de escravo para exploração sexual. Os adolescentes (três do sexo feminino e um do masculino) eram mantidos em uma casa de prostituição em Campinas. Umas das adolescentes foi vítima de tráfico de pessoas para esse fim. Ela foi aliciada em Manaus com a promessa de turismo em São Paulo.

    Os quatro adolescentes estavam em situação de servidão por dívida e também sob vigilância ostensiva para que não deixassem o local. A responsável pelo local foi presa em flagrante. Foram apreendidos documentos de identidade falsos das vítimas. A denúncia foi apurada pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Federal em Campinas. Também participaram da operação o Ministério Público e a Secretaria de Justiça de São Paulo, que providenciou o acolhimento e abrigo dos adolescentes resgatadas.

    Neste ano, a Inspeção do Trabalho, em atuação conjunta com a Polícia Federal na Operação Cinderela, deflagrada em março, já havia resgatado 17 vítimas de redução à condição análoga à escravidão e de tráfico de pessoas. A operação ocorreu em Ribeirão Preto (SP) e resultou em interrupção da situação de exploração, reconhecimento de direitos trabalhistas, imposição de multa aos responsáveis e outras medidas necessárias à proteção e acolhimento das vítimas e repressão dos infratores. Participaram 21 auditores-fiscais do trabalho de todo o Brasil, capacitados em casos de exploração sexual em 2018 em curso realizado pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit). A intervenção dos auditores-fiscais do Trabalho dá condições que as vítimas possam perceber recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) por meio do seguro-desemprego do trabalhador resgatado e participar de cursos de capacitação e de reinserção profissional.

    • Publicações6178
    • Seguidores632620
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inspecao-do-trabalho-resgata-4-adolescentes-vitimas-de-exploracao-sexual/764676695

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)